quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

ENSINO À DISTÂNCIA - VANTAGENS E DESVANTAGENS

Analisando bem um dos objetivos do Ensino a Distância é alcançar o público trabalhador com baixo poder aquisitivo. Aluno deve comparecer apenas uma vez por semana para assistir a aula via satelite, e além disso o investimento relativamente baixo, varia-se entre R$ 150,00 a R$ 270,00 dependendo do curso ao qual o aluno esta interessado em realizar.




A globalização e o desenvolvimento da tecnologia estão proporcionando a evolução da Educação a Distância (EAD) em grande parte do mundo. Diversos países, independente do seu estado de desenvolvimento econômico, estão utilizando esta forma de transmitir conhecimento.

No Brasil, as iniciativas para implantação da EAD ainda são pequenas comparadas aos outros países que já desenvolvem esta prática. Este artigo possui a finalidade de contribuir para o emprego eficiente e em maior número da Educação a Distância no Brasil, abordando assuntos relacionados a sua definição, as vantagens e desvantagens de sua adoção, o papel do professor e os meios de comunicação disponíveis na EAD e por fim as experiências nacionais.

1. INTRODUÇÃO

O mundo tornou-se globalizado, houve o desenvolvimento da tecnologia, mas mesmo diante destas transformações a situação da educação no Brasil ainda continua precária. A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indica que o Brasil possui 165.371.493 habitantes, onde a média de anos de estudo das pessoas que têm 10 anos ou mais de idade é 5,7. Quanto ao analfabetismo, das pessoas que possuem 15 anos ou mais de idade, 13,3% são analfabetas.(IBGE:2001)

O ensino superior no Brasil que também enfrenta diversas dificuldades possuía em 1999, segundo dados do Ministério da Educação e Desporto (INEP, 2001), apenas 2.369.945 alunos matriculados, indicando que apenas uma pequena parte da população tem acesso a este grau de ensino.

2. DEFINIÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EAD

O conceito de educação a distância sofreu diversas transformações ao longo dos anos. No Brasil, a EAD chegou a ser definida e regulamentada por lei, decretos e portarias. Através de Dohmem (1967), Landim (1997) e pelo Decreto n† 2.494/98, pode-se ter uma noção da evolução dos conceitos de EAD.

Segundo Dohmem apud Bolzan (1998), a "educação a distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, e onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso são levados a cabo por um grupo de professores".

Para Landim apud Bittencourt (1999:17), a EAD pressupõe a combinação de tecnologias convencionais e modernas que possibilitam o estudo individual ou em grupo, nos locais de trabalho ou fora, por meio de métodos de orientação e tutoria à distância, contando com atividades presenciais específicas, como reuniões de grupo para estudo e avaliação.

O Decreto n.† 2.494/98 conceituou a EAD como uma "forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação". (D.O.U. 28 de abril de 1998).

Os elementos fundamentais presentes nos diversos conceitos existentes sobre ensino a distância refere-se à (Keegan, 1991 apud Bolzan, 1998):

a. separação física entre professor e aluno, que o distingue do presencial;
b. influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto, organização dirigida, etc.) que a diferencia da educação individual;
c. utilização de meios técnicos de comunicação, usualmente impressos, para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;

d. previsão de uma comunicação-diálogo, e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
e. possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização;f. e participação de uma forma industrializada de educação.

A aplicação prática dos conceitos sobre educação a distância trará vantagens e desvantagens para aqueles que a utilizarem. Algumas vantagens, dentre outras, referem-se ao fato de a EAD:

a. oferecer um contexto de aprendizado tecnologicamente rico;
b. permitir acesso aos alunos a uma grande variedade de mídias, bem como a um grande número de fontes de educação;
c. possibilitar a supressão de distâncias geográficas, econômicas, sociais, culturais e até mesmo psicológicas;

d. permitir trabalhar com uma sala de aula virtual, sem limitações físicas e cronológicas;e. possibilitar ao aluno organizar o seu tempo de estudo;
f. permitir individualizar o ensino aprendizagem, tendo em vista o interesse e criatividade do aluno;
g. manter um nível aceitável de relação aluno professor, com redução de custos e eficiência do processo;
h. universalizar as oportunidades de aprendizado;
i. facilitar o acesso on-line a informação atualizada;
j. propiciar o intercâmbio intelectual mais dinâmico entre pesquisadores, professores e alunos;
k. oferecer contato entre grupos de diferentes cidades ou países;
l. proporcionar o conforto de poder desenvolver as atividades sem necessidade de deslocamento.

Algumas desvantagens, que podem interferir no êxito de um programa de EAD, estão relacionadas a:

a. conduta dos alunos: os alunos precisam ter disciplina, ser autônomo e independente e querer aprender por conta própria, uma vez que o sucesso do curso depende em grande parte da motivação e disposição do aluno em adquirir conhecimento;
b. investimentos: é necessário para o êxito da EAD, um investimento na preparação de materiais, de cursos e treinamento de professores;
c. incorporação de novos recursos: é necessário que a adoção de novos recursos modifique essencialmente a aprendizagem, para que o aluno possa pensar, refletir e produzir conhecimento.

d. risco: servir de instrumento de dominação;
e. expansão: crescimento desordenado dos credenciamentos das instituições;
f. receio: concessão indiscriminada de diplomas.

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